25/11/2016 às 10:23 Newborn

Newborn

1053
7min de leitura

SAIBA O QUE É ANTES DE CONTRATAR

Newborn

A palavra quer dizer recém-nascido em inglês, mas quando usamos esse termo em fotografia, estamos nos referindo à um estilo especial de fotografia com bebês recém-nascidos, pois eles podem ser fotografados em vários outros estilos.

Esse estilo novo de fotografar bebês tem sua origem no conhecido trabalho da fotógrafa australiana Anne Geddes, por isso é bastante popular nesse país e também nos EUA, Canadá e alguns países da Europa como Inglaterra e Alemanha. Aqui no Brasil ainda é algo relativamente novo e começou a ser mais conhecido à partir de 2011.

Diferente do estilo “life-style” que é fotografar o bebê no ambiente da sua casa, com suas roupinhas e brinquedos, a fotografia "newborn" busca um olhar mais artístico onde o bebê é retratado na maioria das vezes peladinho ou enrolado em pequenos tecidos, em poses que são trabalhadas pela fotógrafo de maneira que remetam à forma orgânica que ficavam quando estavam na barriga de suas mamães. Eles também são ajeitados (sempre delicadamente) de forma que suas mãozinhas e pézinhos passem uma imagem de sossego, sono tranquilo e sereno. Para mim, parecem anjinhos esperando a hora de chegar na Terra!

A maioria das fotos são feitas com o bebê dormindo justamente para que possamos coloca-lo nas poses. Esse é um bonito registro do início da vida de uma pessoa que já se tornou (tenho certeza) a mais importante da sua vida!Deve ser feito com alegria, sem preocupações e de forma responsável.

É muito importante que, para fazer esse tipo de fotografia, o profissional tenha conhecimentos sobre a fisiologia do bebê e saiba lidar com ele sempre respeitado normas de segurança e higiene orientadas por pediatras e fisioterapeutas.

A SEGURANÇA, o conforto e o bem-estar do bebê devem estar sempre em primeiro lugar. Muito antes da foto bonita!

Certifique-se que o fotógrafo que você escolher para fazer esse tipo de ensaio tenha feito cursos específicos para cuidar do seu bebê com segurança e que possua certa experiência. Também é muito importante que o ambiente onde a sessão acontecerá seja limpo e aquecido!

QUAL A IDADE DO BEBÊ  • Tão novinho assim? Por que?

O ensaio no estilo newborn é feito com o bebê quando ele tem até 21 dias. Sendo que o período mais indicado é quando ele tem idade entre 6 e 15 dias de vida. Quanto mais novinho, melhor… pois assim a sessão é mais rápida e tranquila. Depois de chegar da maternidade, a mamãe e o papai estão começando a se adaptar à nova rotina e conhecer seu bebê.

Á partir de 6 dias de vida o bebê já começa desenvolver uma certa rotina no horário de mamar, também volta a ganhar peso ( sim, é normal o bebê perder até 10% do peso depois do nascimento) e a mamãe, que já está de volta em casa, começa a conhecer e descobrir as preferências de seu filhinho e vai aos poucos “aprendendo a ser mãe”.

Mamãe & Papai estão muito conectados com seu bebê! É um mundo de descobrimento, amor, bagunça, alegria e fraldas! Muitas fraldas!

Embora a maioria dos pais prefira esperar um pouco mais para fazer as fotos, é importante saber que quanto mais novinho o bebê, mais tranquila é a sessão, justamente porque ele dorme com facilidade por períodos mais longos, o que facilita coloca-lo em certas poses para a fotografia.

Até os 15 dias de vida o bebê ainda tem bastante alongamento e fica confortável nas poses que remetem à forma como ele ficava quando estava na barriga da mamãe…fica bonito fazer fotos assim!

A medida que o bebê vai crescendo - e nesse primeiro mês eles crescem muito rápido! - ele vai desenvolvendo força nos bracinhos e pernas e perde o alongamento que tinha; pode ser que tenha um pouquinho de cólicas pois seu aparelho digestivo está se adaptando ao leite e o ar que as vezes ele engole ao mamar e que provoca gases; a pele pode começar a descascar um pouquinho ou apresentar bolinhas vermelhas. Não se preocupe: tudo isso é normal e passageiro.

Na verdade não há problemas fotografa-los assim, mas por todas essas razões quanto mais novinho for o bebê, melhor.Principalmente para evitar os dias das cólicas que causam um desconforto natural no bebê e não têm nada a ver com a sessão de fotos.

Não há contra-indicação fazer as fotos newborn depois dos 15 dias, no entanto lembre-se: à partir da terceira semana de vida, 21 dias mais ou menos, o bebê já vai perdendo as características de ser recém-nascido e passa a ser bebê. É isso mesmo, mamães: bebês crescem muito rápido!

Procure deixar a sessão pré-agendada antes mesmo dele nascer. Ou, se isso não for possível, não se esqueça de fazer logo que chegar da maternidade! Os dias passam muito rápido e quando você vai ver, seu bebê já tem um mês! Aí…ele não é mais “newborn” Bebês com mais de um mês são bem vindos, mas serão fotógrafos em outro estilo!

DINÂMICA DO ENSAIO •  Como é uma sessão newborn passo-a-passo

Vou adiantar aqui algumas informações sobre como é um ensaio newborn. Assim você, mamãe, já vai mais ou menos preparada sobre o que vai acontecer e então fica mais tranquila.

Sei que há muitas expectativas e ansiedade nesse momento, elas são normais. Então para não torna-las maiores do que precisam ser, algumas pequenas orientações ajudam! A sessão newborm é longa: dura de 2 a 4 horas, dependendo do sono do bebê

ATENÇÃO:

Não mude a rotina do bebê em relação ao horário das mamadas! Vamos parar de fazer tudo se for horário dele mamar!

BABY-STEPS

1) Quando vocês chegarem eu os recebo e acomodo no estúdio que já vai estar quentinho.

2) Tiramos a roupinha do bebê e deixamos ele só de fraldinha, enroladinho no cobertorzinho dele.A mamãe dá de mamar para o bebê e em seguida o faz dormir.

3) Depois que o bebê adormecer, eu pego ele no colo e com cuidado e calma, ajeito ele em um dos sets de produção(cestinha, baldinho, caixinha, pufe…)

4) Então eu ajeito a pose e começo a fotografar.Vocês ficam sempre presentes, admirando seu bebê

As fotos em si são feitas rapidamente, o que demora (e para isso precisamos calma e paciência) é fazê-lo dormir e ajeita-lo nas poses.Quanto mais profundo for o soninho dele, mais fácil e rápido se torna esse processo.

Se entre uma troca de acessórios e outra ele não acordar, vou fotografando. Caso contrário, ninamos novamente até que ele durma de novo para recomeçarmos. Sempre sem pressa.

Eu não tenho problemas se tiver que esperar bastante tempo até ele adormecer, esse é meu trabalho, eu ADORO fazer e tenho bastante paciência. Então o que peço para vocês é que também cheguem com esse espirito, isto é, estejam tranquilos e procurem relaxar. Não dá para ter pressa nem ansiedade.

Toda vez que acharmos que ele precisa parar para trocar a fralda ou mamar, nós paramos e depois recomeçamos. A sessão newborn é longa por conta de todas essas fases e pausas, dura em média 3 horas. É por isso que gosto de enfatizar: é preciso ter calma e paciência pois o tempo e ritmo da sessão é dado pelo bebê. Aproveitem para fazer uma pausa na correria dos últimos dias com rotinas e tarefas novas e curtam o momento!

5) Faremos durante o ensaio, pode ser no começo ou no final, algumas fotos do bebê junto com os pais e irmãos.Darei orientação quanto ao figurino da mamãe e do papai.

Dicas para as mães:

É importante que vocês (mamãe e papai) estejam tranquilos e sem pressa ou agitação no dia da sessão. Bebês são sensíveis e captam com facilidade a nossa energia. Assim, se estamos tranquilos há mais chances que eles também estejam.

Também sugiro que não agendem nenhum compromisso importante com hora marcada próximo ao horário da sessão pois nunca sabemos exatamente quanto tempo vai durar a sessão com seu bebê! Aliás, esse tempo sempre vai depender mais do bebê do que de nós! Ele, assim tão pequenininho, manda em mim e na sessão!

Outra coisa que é importante lembrar: como a fotografia newborn é feita com o bebê sem as roupinhas, o ambiente estará aquecido para que fique confortável e quentinho para ele. A temperatura dentro do estúdio estará em torno de 27ºC ou 28º C.

Isso significa que nós (eu e vocês) vamos passar calor!Venham vestidos com roupas “em camadas” para que possam tirar os casacos ou blusas que vestem se o dia estiver frio e dessa forma não ficarem desconfortáveis.

Mamãe, se puder, um dia antes da sessão evite comer alimentos que possam provocar gases e cólicas no seu bebê.

Evite alimentos como:

-Chocolate ao leite-Carne vermelha e frituras-Cebola-Repolho-Ovo-Couve-flor-Feijão-Grão de bico-Ervilha-Iogurte integral-Batata-doce

O espaço do estúdio é pequeno para ser aconchegante e acolhedor, por isso peço que só vocês (pais do bebê e irmãos, se tiver) venham ao ensaio. Deixem a surpresa para as vovós e titias para depois. Quanto mais tranquilo estiver o ambiente melhor será para a realização do ensaio. Mas vocês podem fazer fotos de making-of com seus celulares e compartilhar com a família.

AVISO IMPORTANTE:  No dia da sessão ninguém pode estar doente!

Isso é mesmo importante.  No dia da sessão de fotos com o bebê ninguém pode estar doente.  Nem o bebê, por razões obvias. Nem a mamãe, nem o papai e muito menos o fotógrafo!

Se um de nós não estiver bem, se estiver com alguma virose ou qualquer mal-estar, cancelamos a sessão e agendamos para outro dia.  Já aconteceu de um pai estar muito gripado e como a mamãe e o bebê estavam bem, eles vieram mesmo assim para o estúdio, mas é importante eu lembra-los que eu preciso me proteger pois eu entro em contato quase diariamente com bebês novinhos e por isso carrego comigo a responsabilidade de não ser transmissora de nenhuma virose.

É muito importante esse cuidado e esse respeito!

SEJAM BEM-VINDOS!

25 Nov 2016

Newborn

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografiadenewborn newborn recém nascidos

Oi, muito bem vindo ao meu site de fotografia de casamento e eventos sociais. Bonjour bienvenu a mon website sur photo de mariage dans Brèsil.
Logo do Whatsapp