Imagem capa - CHECKLIST DE CASAMENTO: Por onde começar ? por Wilson Sabadin
Casamento

CHECKLIST DE CASAMENTO: Por onde começar ?



Você acabou de ficar noiva! Passada a empolgação inicial, é hora de se planejar para que tudo ocorra bem no grande dia. Uma das melhores maneiras de se programar é fazer a famosa “listinha” do casamento. Tudo que você precisa resolver deve estar lá, em ordem cronológica para que as tarefas sejam resolvidas cada uma a seu tempo.


Um checklist bem feito te dará segurança tanto na organização quanto no planejamento financeiro. Com ele, você saberá exatamente quando resolver as coisas e o quanto pode gastar. Você consegue encontrar com facilidade listas prontas de acordo com o seu prazo, mas é importante que o seu checklist seja feito de acordo com o que você e seu noivo pensam, incluindo todas as particularidades do seu grande dia.

Nesse momento, a ajuda de um bom cerimonial sempre vem a calhar. As assessoras estão acostumadas a construir esse tipo de lista e sempre vão se lembrar daquele detalhezinho que você pode deixar passar batido.

Para que seu checklist fique do jeito que você quer, vou dar aqui algumas dicas. Anote aí!







Definições Iniciais – Como vai ser o seu casamento?

Antes de tudo, é essencial que você defina uma data que se adeque ao estilo do seu casamento. Se você pretende se casar durante o dia, escolher uma sexta-feira talvez não seja uma boa opção, já que pode influenciar na agenda dos convidados.

Ao escolher o estilo do casamento, é importante já começar a pensar nos fornecedores que irão te ajudar a realizar os seus sonhos. Procurar fotógrafos com antecedência, por exemplo, é essencial, uma vez que os melhores estão com agendas cada vez mais cheias. Lembre-se que são nas fotografias do seu casamento que irão estar registradas todas as memórias do seu dia!

Com a data e o estilo do casamento definidos, você já consegue filtrar os locais que irá visitar. No caso de a cerimônia ser realizada na igreja, também é fundamental que as reservas sejam feitas com folga, pois muitas igrejas têm agendas disputadíssimas!

Durante todas essas definições e fechamentos, você já deve ter um esboço da lista de convidados (que com certeza será modificada até o dia do seu casamento), além do orçamento já bem definido. É importante saber até onde você pode gastar! Normalmente essas tarefas são realizadas entre um ano e meio e um ano antes do casamento, mas você pode se adequar caso o prazo seja menor. O que pode diferenciar é a disponibilidade de fornecedores para sua data.






Contratando os principais fornecedores

Agora você já definiu data, local e uma estimativa do número de convidados. É hora de começar a fechar a maior parte dos fornecedores! Na hora das visitas, degustações e reuniões, é importante definir qual a prioridade sua e do seu noivo. Se vocês fazem questão de um fotógrafo de qualidade, que irá registrar todas as memórias do grande dia de vocês, o prazo de um ano para o fechamento do contrato é o ideal. Contratando o fotógrafo e o cinegrafista com essa antecedência, você terá a liberdade para adequar a cenografia e decoração de acordo com o que você gostaria que ficasse registrado pra sempre.

Nesse prazo de um ano antes da data, já é interessante fechar a contratação do buffet, pois normalmente é o fornecedor de maior peso financeiro e assim você irá conseguir prestações menores e prazos maiores para o pagamento. Pedir orçamentos de músicos, convites e começar a buscar o vestido com essa antecedência também é uma boa ideia.









Amarrando os detalhes

Os principais fornecedores já foram contratados e os pagamentos mais pesados já estão no planejamento. Agora é a hora de definir os pequenos detalhes que não necessitam da data definida. Considerando que estamos a cerca de 8 meses do casamento, a lista de convidados já pode ser refinada para a versão oficial, com os namorados e namoradas, filhos e afins de cada convidado minuciosamente anotados. Lembre-se que ela ainda pode mudar, mas agora só nos pequenos ajustes. Não se esqueça de já convidar as damas e pajens e já deixar tudo combinado com as mães de cada um!

Oito meses antes do casamento é o momento de já definir o modelo do vestido e fechar o contrato com a costureira ou com a loja. Vestidos alugados possuem uma diferença de preço considerável caso você seja a primeira a usar. Fique atenta nesse ponto!

Também é hora de pensar na lua-de-mel! Oito meses é um prazo interessante, pois caso o destino escolhido necessite de passaporte ou visto, você conseguirá resolver isso sem muito estresse com as datas. É tempo suficiente também para conseguir um bom preço nas passagens aéreas.

Um pouquinho mais pra frente, quando estiver faltando cerca de 6 meses para o seu casamento, já é hora de resolver o traje do noivo e contratar os doces e o bolo. Lembrando que nesse meio tempo você já contratou os músicos e seus convites já estão na produção! Com esse prazo, vocês também já podem convidar os padrinhos e madrinhas oficialmente. Com seis meses, eles terão tempo suficiente para resolver o traje, caso você e seu noivo peçam cores específicas.








Mão na massa!

Agora é a hora de definir o que irá acontecer no grande dia. Faltando menos de 6 meses para o casamento, vocês já podem realizar o ensaio fotográfico de pré-casamento. Assim, terão fotos para utilizar na decoração e também no site/convite virtual. Fazer o ensaio faltando 5 a 3 meses para o casamento faz com que não fique muito longe a ponto de vocês esfriarem o contato com o fotógrafo, mas também não está perto o suficiente para deixá-los estressados com todos os detalhes de última hora.

Nesse momento, vocês já podem começar a enviar os convites, lembrando que primeiro devem ir para aqueles convidados de outro estado ou país. Além disso, já podem também enviar os convites virtuais, que ajudam a reforçar o evento na memória dos convidados e evitam problemas caso algum convidado tenha seu convite extraviado.

Já é um momento interessante para definir a lista de presentes, de modo que os seus convidados tenham acesso a ela e possam se programar. Há alguns anos a melhor opção para isso são as listas virtuais nos websites das lojas que vocês escolherem. É um serviço gratuito e que garante que todo mundo tenha acesso.

Com os músicos, vocês já devem definir as músicas que irão ser tocadas durante a cerimônia, além daquelas que NÃO serão tocadas na festa. Uma boa música sempre mantém a festa animada!

Faltando de 3 a 2 meses para o casamento, você já deve agendar horário com o maquiador e definir o que será feito no dia. É importante que o fotógrafo e o cinegrafista sejam consultados também, pois uma boa relação entre eles e o salão ajuda num making of perfeito!

Os acessórios já devem ser comprados ou reservados aqui. Sapatos, brincos, tiara, grinalda e buquê. Defini-los com 2 meses de antecedência impede estresses de última hora. Não se esqueça das alianças! Caso vocês usem as mesmas do noivado, é a hora de polir e ajustar os tamanhos, além de providenciar as gravações.

Nesse momento o casamento civil já deve estar marcado no cartório e a documentação já deve estar em dia, pois a concorrência é grande! Não se esqueça também de já definir o carro que irá te levar para o casamento e você e seu noivo para a noite de núpcias. Lembre-se de escolher um carro bonito e confortável, pois ele irá aparecer nas fotos! Lembre-se também de já providenciar o quarto de hotel para a noite de núpcias.




Os últimos detalhes

Faltando um mês para o casamento, é a hora de conferir se está tudo ok. Lembre-se de checar se o seu vestido está perfeito, além dos trajes do noivo, pajens e daminhas. Há poucas semanas do casamento, é essencial que sua nova casa já esteja pronta para recebê-los, pois o estresse com obras e reformas não pode estar presente nesse momento!

Tenha em mãos todos os contratos de fornecedores e se reúna com o cerimonial para que a assessora faça um último contato com todos eles, além de repassar o checklist do grande dia. É primordial que todos estejam sabendo tudo que irá acontecer no dia, para evitar surpresas desagradáveis e mal-entendidos. Designe junto à assessora uma pessoa da sua família que terá autonomia para resolver os pequenos inconvenientes que podem acontecer durante a festa. Não sendo nada sério, você e seu noivo não precisam ser incomodados e podem aproveitar o melhor da festa que planejaram há tanto tempo!

Nos últimos 15 dias, é hora de se cuidar. Vá ao cabelereiro, faça uma limpeza de pele, marque sua manicure. Confirme todos os serviços contratados e relaxe. Se você seguiu todo o seu planejamento, a essa altura não há mais o que ser feito e é só esperar o grande dia.

Na semana do casamento, faça as malas da lua-de-mel com cerca de 3 dias de antecedência e combine com alguém para que elas sejam levadas para o hotel, junto de uma malinha menor para a noite de núpcias. Na semana, você deve cuidar dos detalhes finais como sobrancelhas, unhas e o corte de cabelo do noivo.

Quando chegar o grande dia, tudo estará dentro do planejado, o que significa que você e seu noivo podem se entregar completamente à emoção e aproveitar completamente tudo aquilo que definiram com tanto carinho!


Fonte: Casamento Inesquecível