20/09/2017 às 13:56 Casamento

CHECKLIST DE CASAMENTO: Por onde começar ?

1285
7min de leitura

Você acabou de ficar noiva! Passada a empolgação inicial, é hora de se planejar para que tudo ocorra bem no grande dia. Uma das melhores maneiras de se programar é fazer a famosa “listinha” do casamento. Tudo que você precisa resolver deve estar lá, em ordem cronológica para que as tarefas sejam resolvidas cada uma a seu tempo.

Um checklist bem feito te dará segurança tanto na organização quanto no planejamento financeiro. Com ele, você saberá exatamente quando resolver as coisas e o quanto pode gastar. Você consegue encontrar com facilidade listas prontas de acordo com o seu prazo, mas é importante que o seu checklist seja feito de acordo com o que você e seu noivo pensam, incluindo todas as particularidades do seu grande dia.Nesse momento, a ajuda de um bom cerimonial sempre vem a calhar. As assessoras estão acostumadas a construir esse tipo de lista e sempre vão se lembrar daquele detalhezinho que você pode deixar passar batido.Para que seu checklist fique do jeito que você quer, vou dar aqui algumas dicas. Anote aí!

Definições Iniciais – Como vai ser o seu casamento?Antes de tudo, é essencial que você defina uma data que se adeque ao estilo do seu casamento. Se você pretende se casar durante o dia, escolher uma sexta-feira talvez não seja uma boa opção, já que pode influenciar na agenda dos convidados.Ao escolher o estilo do casamento, é importante já começar a pensar nos fornecedores que irão te ajudar a realizar os seus sonhos. Procurar fotógrafos com antecedência, por exemplo, é essencial, uma vez que os melhores estão com agendas cada vez mais cheias. Lembre-se que são nas fotografias do seu casamento que irão estar registradas todas as memórias do seu dia!Com a data e o estilo do casamento definidos, você já consegue filtrar os locais que irá visitar. No caso de a cerimônia ser realizada na igreja, também é fundamental que as reservas sejam feitas com folga, pois muitas igrejas têm agendas disputadíssimas!Durante todas essas definições e fechamentos, você já deve ter um esboço da lista de convidados (que com certeza será modificada até o dia do seu casamento), além do orçamento já bem definido. É importante saber até onde você pode gastar! Normalmente essas tarefas são realizadas entre um ano e meio e um ano antes do casamento, mas você pode se adequar caso o prazo seja menor. O que pode diferenciar é a disponibilidade de fornecedores para sua data.

Contratando os principais fornecedoresAgora você já definiu data, local e uma estimativa do número de convidados. É hora de começar a fechar a maior parte dos fornecedores! Na hora das visitas, degustações e reuniões, é importante definir qual a prioridade sua e do seu noivo. Se vocês fazem questão de um fotógrafo de qualidade, que irá registrar todas as memórias do grande dia de vocês, o prazo de um ano para o fechamento do contrato é o ideal. Contratando o fotógrafo e o cinegrafista com essa antecedência, você terá a liberdade para adequar a cenografia e decoração de acordo com o que você gostaria que ficasse registrado pra sempre.Nesse prazo de um ano antes da data, já é interessante fechar a contratação do buffet, pois normalmente é o fornecedor de maior peso financeiro e assim você irá conseguir prestações menores e prazos maiores para o pagamento. Pedir orçamentos de músicos, convites e começar a buscar o vestido com essa antecedência também é uma boa ideia.

Amarrando os detalhesOs principais fornecedores já foram contratados e os pagamentos mais pesados já estão no planejamento. Agora é a hora de definir os pequenos detalhes que não necessitam da data definida. Considerando que estamos a cerca de 8 meses do casamento, a lista de convidados já pode ser refinada para a versão oficial, com os namorados e namoradas, filhos e afins de cada convidado minuciosamente anotados. Lembre-se que ela ainda pode mudar, mas agora só nos pequenos ajustes. Não se esqueça de já convidar as damas e pajens e já deixar tudo combinado com as mães de cada um!Oito meses antes do casamento é o momento de já definir o modelo do vestido e fechar o contrato com a costureira ou com a loja. Vestidos alugados possuem uma diferença de preço considerável caso você seja a primeira a usar. Fique atenta nesse ponto!Também é hora de pensar na lua-de-mel! Oito meses é um prazo interessante, pois caso o destino escolhido necessite de passaporte ou visto, você conseguirá resolver isso sem muito estresse com as datas. É tempo suficiente também para conseguir um bom preço nas passagens aéreas.Um pouquinho mais pra frente, quando estiver faltando cerca de 6 meses para o seu casamento, já é hora de resolver o traje do noivo e contratar os doces e o bolo. Lembrando que nesse meio tempo você já contratou os músicos e seus convites já estão na produção! Com esse prazo, vocês também já podem convidar os padrinhos e madrinhas oficialmente. Com seis meses, eles terão tempo suficiente para resolver o traje, caso você e seu noivo peçam cores específicas.

Mão na massa!Agora é a hora de definir o que irá acontecer no grande dia. Faltando menos de 6 meses para o casamento, vocês já podem realizar o ensaio fotográfico de pré-casamento. Assim, terão fotos para utilizar na decoração e também no site/convite virtual. Fazer o ensaio faltando 5 a 3 meses para o casamento faz com que não fique muito longe a ponto de vocês esfriarem o contato com o fotógrafo, mas também não está perto o suficiente para deixá-los estressados com todos os detalhes de última hora.Nesse momento, vocês já podem começar a enviar os convites, lembrando que primeiro devem ir para aqueles convidados de outro estado ou país. Além disso, já podem também enviar os convites virtuais, que ajudam a reforçar o evento na memória dos convidados e evitam problemas caso algum convidado tenha seu convite extraviado.Já é um momento interessante para definir a lista de presentes, de modo que os seus convidados tenham acesso a ela e possam se programar. Há alguns anos a melhor opção para isso são as listas virtuais nos websites das lojas que vocês escolherem. É um serviço gratuito e que garante que todo mundo tenha acesso.Com os músicos, vocês já devem definir as músicas que irão ser tocadas durante a cerimônia, além daquelas que NÃO serão tocadas na festa. Uma boa música sempre mantém a festa animada!Faltando de 3 a 2 meses para o casamento, você já deve agendar horário com o maquiador e definir o que será feito no dia. É importante que o fotógrafo e o cinegrafista sejam consultados também, pois uma boa relação entre eles e o salão ajuda num making of perfeito!Os acessórios já devem ser comprados ou reservados aqui. Sapatos, brincos, tiara, grinalda e buquê. Defini-los com 2 meses de antecedência impede estresses de última hora. Não se esqueça das alianças! Caso vocês usem as mesmas do noivado, é a hora de polir e ajustar os tamanhos, além de providenciar as gravações.Nesse momento o casamento civil já deve estar marcado no cartório e a documentação já deve estar em dia, pois a concorrência é grande! Não se esqueça também de já definir o carro que irá te levar para o casamento e você e seu noivo para a noite de núpcias. Lembre-se de escolher um carro bonito e confortável, pois ele irá aparecer nas fotos! Lembre-se também de já providenciar o quarto de hotel para a noite de núpcias.

Os últimos detalhesFaltando um mês para o casamento, é a hora de conferir se está tudo ok. Lembre-se de checar se o seu vestido está perfeito, além dos trajes do noivo, pajens e daminhas. Há poucas semanas do casamento, é essencial que sua nova casa já esteja pronta para recebê-los, pois o estresse com obras e reformas não pode estar presente nesse momento!Tenha em mãos todos os contratos de fornecedores e se reúna com o cerimonial para que a assessora faça um último contato com todos eles, além de repassar o checklist do grande dia. É primordial que todos estejam sabendo tudo que irá acontecer no dia, para evitar surpresas desagradáveis e mal-entendidos. Designe junto à assessora uma pessoa da sua família que terá autonomia para resolver os pequenos inconvenientes que podem acontecer durante a festa. Não sendo nada sério, você e seu noivo não precisam ser incomodados e podem aproveitar o melhor da festa que planejaram há tanto tempo!Nos últimos 15 dias, é hora de se cuidar. Vá ao cabelereiro, faça uma limpeza de pele, marque sua manicure. Confirme todos os serviços contratados e relaxe. Se você seguiu todo o seu planejamento, a essa altura não há mais o que ser feito e é só esperar o grande dia.Na semana do casamento, faça as malas da lua-de-mel com cerca de 3 dias de antecedência e combine com alguém para que elas sejam levadas para o hotel, junto de uma malinha menor para a noite de núpcias. Na semana, você deve cuidar dos detalhes finais como sobrancelhas, unhas e o corte de cabelo do noivo.Quando chegar o grande dia, tudo estará dentro do planejado, o que significa que você e seu noivo podem se entregar completamente à emoção e aproveitar completamente tudo aquilo que definiram com tanto carinho!

Fonte: Casamento Inesquecível 

20 Set 2017

CHECKLIST DE CASAMENTO: Por onde começar ?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografiadecasamento fotografodecasamento listadecasamento porondecomeçar

Quem viu também curtiu

29 de Jan de 2018

Dicas e ideias para ensaio pré-wedding

29 de Jul de 2016

Dicas para as noivas que podem fazer a diferença na fotografia do seu casamento

30 de Jul de 2016

SAPATO DE NOIVA: DICAS PARA ESCOLHER O SEU

Oi, muito bem vindo ao meu site de fotografia de casamento e eventos sociais. Bonjour bienvenu a mon website sur photo de mariage dans Brèsil.
Logo do Whatsapp